Consultas – Podologia

Drª Tânia Cardoso- Podologista

O que é a Podologia?
A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.

Qual a importância do Podologista e qual a função desse profissional?
O Podologista é um profissional de saúde da área da Podologia, que tem como principal objetivo prevenir e tratar a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante a recolha de dados e efetuar o respetivo tratamento.

PODOLOGIA INFANTIL
O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. O crescimento e desenvolvimento do pé da criança, deve ser acompanhado pelo Podologista assegurando um tratamento especializado e personalizado.

PODOLOGIA GERIÁTRICA
As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e as manifestações nefastas no pé do idoso são significativas. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes doentes, a Podologia apresenta um serviço especializado no tratamento da mobilidade e da dor do pé.

PÉ DIABETICO
O doente diabético pode apresentar alterações do pé, classificado como Pé Diabético. O Pé Diabético é uma consequência da Diabetes, com risco significativo no aparecimento de úlceras (feridas) e de amputações. A atenção e tratamento especializado e criterioso dos pés dos diabéticos é essencial para evitar complicações graves.

PODOLOGIA DESPORTIVA
O Pé é a base fundamental de apoio, equilíbrio e funcionamento do organismo humano. A prática desportiva é uma das formas mais maravilhosas de comunicação do Homem com a natureza e é essencial para manter o bem-estar físico e psíquico do indivíduo. O estudo e tratamento preventivo do pé do desportista evita o aparecimento de algumas lesões. O tratamento podológico das lesões do pé provocadas pelo desporto é indispensável para proporcionar uma melhor qualidade de vida e um melhor rendimento desportivo.

O que se pode tratar num Podologista?
* Micose Interdigital (pé-de-Atleta ou frieira);
* Dermatomicose (fungos da pele);
* Onicocriptose (problemas com unhas encravadas);
* Onicogrifose (engrossamento irregular da unha);
* Queratopatias (calos, calosidades);
* Onicomicoses (micose das unhas);
* Pé Plano (quando a curvatura do pé não é a correta ou não existe);
* Pé Cavo (quando a curvatura do pé é acentuada);
* Hiperhidrose (transpiração em excesso);
* Papiloma Vírico (tumor benigno produzido pela proliferação das papilas na superfície da pele);
* Joanetes;
* Esporão do calcâneo (ossificação localizada na face plantar ou posterior do calcanhar);
* Dedos em garra;
* Pé Diabético;
* Úlceras/Feridas;
* Gretas/ fissuras.

Quando se deve procurar o Podologista e com que frequência devemos procurar este profissional?
Pelo menos uma vez por cada mês, mesmo que não haja nenhum tipo de lesão ou patologia nos pés. Muitas pessoas só procuram o Podologista quando estão com algum problema. Na verdade, a prevenção é fundamental para evitar o aparecimento de doenças ou complicações.

Como funciona?
A consulta de podologia é prestada por uma podologista licenciada, especialista na prevenção e tratamento de doenças que afetam o pé desde a infância até ao idoso. Nas nossas consultas fazemos avaliação, diagnóstico, tratamento de patologias do pé e damos informações sobre a saúde do mesmo.

Faça aqui a sua marcação